DR. MARCELO WULKAN, PHD

DR. MARCELO WULKAN, PHD

O Dr. Marcelo Wulkan, PhD (CRM-SP 108.732-RQE 28948) é médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). O Dr. Wulkan é membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS). É também active member  da Rhinoplasty Society, a mais importante sociedade de cirurgiões plásticos do mundo com foco em rinoplastia, sendo um dos poucos médicos dessa sociedade em São Paulo. O Dr. Wulkan é também"full voting member" da Rhinoplasty Society.

Após o término de sua residência em cirurgia plástica, optou por se especializar ainda mais em cirurgia plástica estética e reconstrutiva nos Estados Unidos. O foco de atuação do Dr. Wulkan foi naturalmente direcionado para o que mais aprecia operar: face, nariz e contorno corporal (mamas, abdome, coxas e braços).

Com o conhecimento adquirido nos EUA, o Dr. Wulkan se tornou o único representante no Brasil e América do Sul de um dos mais experientes centros de contorno corporal/plástica pós grande perda de peso do mundo: o Hurwitz-Center for Plastic Surgery (centro pioneiro do Total Body Lift com mais de 25 anos de experiência). Esta parceria é única e levou à criação do Wulkan-Hurwitz Center for Plastic Surgery visando ajudar pacientes dos EUA, Brasil e outros países a realizar tratamentos completos seguindo rigorosas condições de qualidade e segurança.

Desde 2015, o Dr. Wulkan é convidado a ser revisor de artigos científicos da revista Aesthetic Plastic Surgery que é uma das publicações mais importantes do mundo sobre cirurgia plástica.

Em 2016, o Dr. Wulkan firmou parceria com mais um cirurgião plástico de New York, possibilitando ajudar pacientes internacionais também nos Estados Unidos, no centro de Manhattan na aconchegante Park Avenue (se você deseja atendimento em New York, por favor entre em contato diretamente com o Dr. Wulkan em drwulkan@drwulkan.com.br). 

Em 2020, o Dr. Wulkan se atualizou em Roma-Itália com as novas técnicas de rinoplastia preservadora que complementam ainda mais suas opções de técnicas cirúrgicas.

 

Harvard University



Em Harvard, o Dr. Wulkan teve oportunidade de aprender diretamente com os principais cirurgiões plásticos dessa importante instituição médica do mundo. O convívio diário e intensivo nos três principais hospitais de ensino de Harvard (Brigham and Women’s, Beit Israel Deaconess Medical Center e Children’s Hospital) foi fundamental para nortear e aprimorar as técnicas e condutas operatórias em cirurgia plástica. Em especial, dedicou-se ativamente ao aprendizado de cirurgias de nariz (rinoplastia), reconstrução nasal e do contorno corporal pós-grande perda de peso.

O aprendizado em Harvard incluiu treinamento cirúrgico diário no Center for Minimally Invasive Surgery, assim como a produção científica artigos médicos com a Division of Plastic and Reconstructive Surgery. O convívio e troca de experiências resultou no convite oficial para que o Dr. Wulkan apresentasse aula para a equipe de cirurgiões plásticos de Harvard, tornando-se um dos cirurgiões plásticos estrangeiros mais jovens a ministrar aula para a Division of Plastic and Reconstructive Surgery de Harvard. A aula “Brazilian Refinements in Reconstructive & Plastic Surgery” foi apreciada pela equipe de Harvard com as seguintes palavras:

“A aula revelou a profundidade e maturidade do Dr. Wulkan em Cirurgia Plástica. Esta apresentação mostrou excelente conhecimento e interpretação de algumas das mais complexas cirurgias plásticas. Também revelou o alto nível ético com o qual trabalha e como persegue a excelência no cuidado aos pacientes”. 

 

University of Pittsburgh



Na University of Pittsburgh, o Dr. Wulkan dedicou-se exclusivamente ao aperfeiçoamento de suas técnicas em contorno corporal e contorno corporal pós-grande perda de peso. Assim como Harvard, a University of Pittsburgh é considerada um importante centro mundial de cirurgia corporal pós-grande perda de peso. Ainda em Pittsburgh, trabalhou no Plastic Surgery Research Laboratory-Adipose Stem Cell Center onde estudou células tronco, em especial células de gordura. Dessa maneira, sente-se apto a aplicar na prática do dia a dia o conhecimento adquirido no laboratório. Um exemplo disso é a abordagem moderna da lipoescultura facial e corpórea nas quais se utilizam gordura do próprio indivíduo para ser redistribuída com precisão em outras regiões do corpo.

 

New York University Medical Center- MEETH



Em New York, aprendeu diretamente com cirurgiões plásticos de cirurgia de face (ritidoplastia/lifting facial) e plástica ocular. Aprofundou-se em plástica reconstrutora no Institute of Reconstructive Surgery (IRPS) of the New York University Medical Center.

O aperfeiçoamento no Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital (MEETH) in New York, uma das instituições que realiza o maior número de cirurgias estéticas do mundo, teve foco em rinoplastia, cirurgia de rejuvenecimento facial/pescoço (lifting facial), cirurgia de pálpebras e supercílios, orelha, abdomen, mama e lipoaspiração. Especializou-se não apenas em cirurgia nasal estética mas também em cursos, seminários e participou de inúmeros congressos e jornadas no Brasil e exterior na parte funcional com os otorrinolaringologistas.

 

Dallas e University of Illinois at Chicago



Os procedimentos de nariz e face mais utilizados no mundo foram criados no berço da cirurgia plástica moderna: Dallas e Chicago. O aprendizado nesses centros proporcionou conhecimentos de profundidade e complexidade ímpares.

A especialização em rinoplastia e reconstrução nasal teve como orientadores cirurgiões dos Estados Unidos, nas cidades de Boston (Harvard), New York (New York University), Nashua, San Francisco, Dallas e Chicago (University of Illinois at Chicago). O convívio diário e intensivo com esses especialistas em rinoplastia dos EUA permitiu que o Dr. Wulkan aprendesse uma grande variedade de técnicas. Dessa maneira, o Dr. Wulkan possibilita o tratamento completo aos pacientes que necessitam de cirurgia nasal (rinoplastia primária ou rinoplastia secundária) e reconstrução nasal. Em Chicago, o Dr. Wulkan aprendeu com o criadors das técnicas de reconstrução nasal sobre as sub-unidades estéticas do nariz e a parceria foi frutífera culminando na produção de um livro sobre reconstrução estética do nariz em crianças, publicado no Brasil tendo o Dr. Wulkan com co-autor.

Durante a atividade acadêmica e especialização internacional, o Dr. Wulkan desenvolveu dezenas de pesquisas científicas e artigos publicados em revistas médicas, assim como ministrou palestras, cursos, seminários e participou de inúmeros congressos e jornadas no Brasil e exterior.

 

 

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

 

O Dr. Wulkan realizou tese de doutorado na USP na qual foi aceito para este título com unanimidade da mesa de examinadores. Trata-se de um estudo realizado pelo Dr. Wulkan com importantes conclusões que foram compartilhadas ao meio acadêmico de cirurgiões plásticos no Brasil e exterior. O doutorado é um título importante que revela seriedade e raciocínio científico do médico; o doutorado é reconhecido no exterior como PhD.

 

Livros e publicações médicas

 

-Desvendando a Cirurgia Plástica: Orientações ao Paciente. Autor: Dr. Marcelo Wulkan- Editora Alyá-Universidade Falada, 2013. ISBN 978-85-8090-016-3

-Reconstrução Estética do Nariz em CriançasAutores: Dr. Marcelo Wulkan, MD, PhD; Dr. Gary C. Burget, MD ;Editora: Dilivros, 2015. ISBN 978-85-8053-092-6

O Dr. Wulkan é fonte de informação educativa sobre cirurgia plástica para diversos veívulos de comunicação, autor de dezenas de trabalhos científicos e co-autor do capítulo 126 Rinoplastia aberta no livro "Cirurgia Plástica: Os Princípios e a Atualidade". São Paulo: Editora Guanabara Koogan; 2011.